Acção sobre «técnicas de narração oral» acreditada pelo CCPFC

Foi recentemente acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, por proposta do Centro de Formação «Rede de Cooperação e Aprendizagem» (Batalha), a oficina de formação «Técnicas de narração oral e animação da leitura» (com o registo nº CCPFC/ACC-80858/15), a ministrar por Carlos Alberto Silva.

O plano da acção é o seguinte:

Modalidade / Duração
Oficina de Formação. Sessões presenciais: 13 horas (sendo 6 à distância); trabalho autónomo: 13 horas (1 crédito)

Destinatários
Professores bibliotecários, educadores de infância, professores dos ensinos Básico e Secundário.

Descrição da acção
Esta acção pretende desenvolver nos formandos as competências necessárias para a narração e animação de histórias, com vista à motivação dos alunos para a leitura.
Para além dos conhecimentos técnicos relacionados com a expressividade vocal e corporal, os formandos aprenderão diversas técnicas de narração, com e sem o apoio de suporte escrito e utilizando dispositivos de mediação como o kamishibai, o teatro de papel e outros.
Posteriormente, os formandos conceberão um projecto de animação / mediação da leitura e aplicá-lo-ão a um grupo de alunos.
Ao longo e no final da acção, haverá partilha de experiências.

Objectivos
Apreender técnicas de disponibilização e aquecimento vocal e físico;
Desenvolver a mímica corporal;
Apreender estratégias discursivas e recursos técnico-expressivos;
Planear e organizar sessões de mediação / animação da leitura;
Implementar e desenvolver actividades de narração oral e animação da leitura;
Reflectir sobre as práticas, com vista à sua melhoria.

Conteúdos da acção
1 – O corpo e a voz
. Fisiologia da voz
. Relaxamento e disponibilização vocal e corporal
. Articulação e projecção vocal
. Mímica corporal
2 – A organização da sessão de animação / mediação da leitura
. A leitura e as diversas fases etárias
. O repertório do contador / mediador
. Planear e estruturar uma sessão
3 – Técnicas de narração oral e animação da leitura
. Contar e ler em voz alta
. O kamishibai e as «fichas de contar»
. Histórias desenhadas
. Os tapetes de contar
. O teatro de papel
. As formas animadas
. Narração «em visita» e «mapas de histórias»
4 – Para além da narração: actividades exploratórias.