Dispositivo de fusão entre o teatro de papel e o kamishibai

Após várias experiências, acabei por conceber este dispositivo de narração / apresentação de histórias, que reúne características do teatro de papel e do kamishibai (em formato A3). Pode ser usado com ambas as funcionalidades, separadas ou em simultâneo. é composto por dois módulos, um horizontal (palco) e outro vertical (kamishibai).

 

Com o módulo vertical virado para o palco, funciona como teatro de papel, podendo mudar-se os cenários da mesma forma como se mudam as “lâminas” do kamishibai. Instalando-o virado para o outro lado, funciona apenas como kamishibai.
Acrescentei-lhe uma caixa de cartão, das que se usam para guardar as meias (?), que serve para transportar os restantes materiais (personagens, adereços, livros) e de suporte / elevação da estrutura. Neste segundo caso, funciona ainda como os “bastidores” do teatro, de onde se vão retirando (e onde se vão repondo) os personagens do teatro de papel.

 

O modelo das fotos foi construído em madeira. AQUI está uma ligação para os “planos de construção” de um modelo em cartão-maquete (K-line) [ver imagens em baixo].