Arquivo da Categoria: Outras edições
Histórias com animais lá dentro
Título: Histórias com animais lá dentro
Autor: Diversos escritores de Leiria
Editora: Textiverso (Leiria)
Data: 2012
Género: Conto
ISBN: 978-989-97657-2-6
Nº de páginas: 36
Preço: 4 euros
Encomendar a: Associação Zoófila de Leiria “Fiéis Amigos” através do email azlfa[arroba]sapo[ponto]pt
Sinopse:
O terceiro volume de ficção editado pela Associação Zoófila de Leiria “Fiéis Amigos” (AZLFA) contém sete histórias com animais lá dentro, como diz o título.
Foram escritas por Carlos Alberto Silva, Paulo Kellerman, Cristina Nobre, Júlia Moniz, Carmo Gomes da Silva, Ana Cristina Luz e Gil de Lemos e ilustradas por Carmo van Damme.
Gil de Lemos, que assina o Prefácio, diz que, «por vezes, é fácil escrever sobre os animais que nos tocaram num ponto ou noutro das nossas vidas; outras, nem por isso». E acrescenta: «Talvez por isso as palavras dos escritores de Leiria (…) sejam o testemunho dessa bela incapacidade de caracterizar a relação entre Homem e Animal. São palavras imperfeitas, como imperfeita é a nossa Humanidade e a nossa Arte. Só o sentimento é puro. Este sentimento que nos une e esta racionalidade que nos separa. Estes contos disso são testemunho.»
Mais uma vez a dificuldade em obter apoios, e a vontade de continuar a proporcionar a ajuda necessária aos aninais, levou a AZLFA a procurar o contributo daqueles que não são insensíveis ao abandono dos animais. Ao comprar este livro, está, pois, a contribuir directamente para a AZLFA, sendo que apenas uma pequeníssima percentagem se destina a pagar custos mínimos de tipografia.
A Leiria de Miguel Torga – Guia da cidade
Título: A Leiria de Miguel Torga – Guia da cidade
Autor: Carlos Alberto Silva
Editora: Textiverso (Leiria) / Junta de Freguesia de Leiria
Data: 2010
Género: Guia urbano / literário
ISBN: 978-989-8044-28-0
N.º de páginas: 48
[Disponível em formato digital em Publicações Digitais]
Sinopse:
Retomando o acto reconciliatório em que Torga participou, em 1980, quando foi homenageado pelos leirienses nos seus 50 anos de carreira, este «Guia da Cidade» é também um gesto de reconciliação de Leiria com a sua história urbana, nem sempre avisada e consensual.
A época em que Miguel Torga viveu e teve consultório em Leiria (1939 / 1941-42) foi também um tempo de grandes transformações na malha urbana da cidade, em particular, no «bairro» onde o médico e escritor se estabeleceu. Quem palmilhar hoje as ruas daquela zona dificilmente reconhecerá as que o autor descreve em A Criação do Mundo e noutras obras suas e que as fotografias da época atestam. Num período relativamente curto, demoliram-se edifícios, alargaram-se ruas e outras foram abertas, transformando muito significativamente a traça do local.
Nesta terra, que o autor considerou uma «encruzilhada do destino», viveu Torga um dos períodos mais intensos da sua vida: aqui iniciou a prática da especialidade de «otorrino», fez amigos para a vida, foi preso por motivos políticos, decidiu casar, viveu, conviveu e escreveu. Aqui ou a partir daqui recolheu episódios, cenários e tipos que lhe serviram de inspiração para algumas das suas obras mais importantes. Mas também alguma amargura, pelos momentos particularmente difíceis que teve de enfrentar. Talvez por isso, sendo Leiria um marco tão significativo na sua produção literária, é um dos pontos do seu percurso de vida mais esquecidos pelos biógrafos.
Em 2012, foi feita uma edição bilingue (português – inglês).
I Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria – Actas
Título: I Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria – Actas
Autores: Carlos Alberto Silva et al.
Editora: Textiverso (Leiria)
Data: 2009
Género: Ensaio
ISBN: 978-989-8044-17-4
Número de páginas: 64
ESGOTADO
Sinopse:
Este livro reúne os textos das comunicações dos vários participantes no I Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria, realizado justamente em Leiria, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, no dia 2 de Fevereiro de 2008.
Foi uma organização da Delegação de Leiria da Fundação INATEL e do Jornal das Cortes e contou com as comunicações de Carlos Alberto Silva, Renato Nunes, José Cymbron, Celeste Alves e Alix de Carvalho.
A publicação esteve a cargo da Junta de Freguesia de Leiria e da Delegação de Leiria da Fundação INATEL.