Apresentação do livro «Marina e os mares de plástico» na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

O livro «Marina e os mares de plástico», de Carlos Alberto Silva, irá ser apresentado no dia 4 de março de 2023 (sábado), pelas 15h00, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.
Para além do autor do texto, estará também presente a ilustradora desta segunda edição, a professora e artista plástica Sandra Portela. A apresentação ficará a cargo da bióloga Sofia Quaresma, ligada a várias iniciativas e organizações conservacionistas.

A obra conta-nos a história de uma menina que gosta do mar, de conchas e de búzios. Um dia, encontrou um rapaz misterioso que lhe falou das maravilhas do mundo marinho, mas também da terrível catástrofe que o está a atingir: a poluição humana. Os resíduos de plástico são de longe o principal elemento poluidor encontrado no ambiente marinho, formando enormes ilhas flutuantes, e entraram já na cadeia alimentar. Um alerta para a urgência de cada um de nós fazer a sua parte em relação a este problema.


Carlos Alberto Silva nasceu em Pombal, a 25 de junho de 1958 e radicou-se em Leiria há cerca de quatro décadas.
Diplomado em Educação de Infância, especializou-se em Comunicação Educacional e Gestão da Informação, tendo desempenhando funções de professor bibliotecário.
Entre outras atividades, esteve ligado ao teatro, artes plásticas, jornalismo, animação cultural e ensino e formação. Desenvolve ações no âmbito da mediação e promoção da leitura, como autor e contador de histórias.
Escreve desde muito novo, tendo centenas de textos publicados em “fanzines”, jornais e “sítios” da internet. Publicou o seu primeiro livro, intitulado «Bestiário Poético», em 2004. Desde então, já deu à estampa mais de uma dúzia de títulos, sobretudo de literatura para a infância, mas também de poesia e história local.
Ganhou o 1º Prémio de poesia nos III Jogos Florais das Cortes, Leiria, em 2003, e o Prémio Literário Afonso Lopes Vieira de Literatura Infantil, em 2019.
Dinamiza os blogues sitiodoshaikais.blogspot.com (poesia) e ficcoesbreves.blogspot.com (contos), para além da página amoranegra.pt, sobre as publicações e atividades do autor.


Sandra Portela
nasceu em 1976, Versalhes – França. Vive em Leiria. Em 1996 concluiu o Ensino Secundário do curso de Artes – Escola Secundária Domingos Sequeira.
Em julho de 2001, concluiu a licenciatura de Design – Ramo Tecnologias Gráficas, pela ESAD – Caldas da Rainha (Instituto do Politécnico de Leiria). Frequentou de 2004 a 2006, o Curso de Ilustração e Banda Desenhada no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual de Lisboa. É professora de Artes Visuais, leciona desde 2001 ao 3o ciclo e Secundário, até hoje vai conhecendo lugares e cidades pelo país fora. Concorre desde 2005 a diversos concursos no âmbito da ilustração. Em 2007, participa no evento mediático “As 7 maravilhas de Portugal”, é convidada a ilustrar o conto “Um chocolate chamado Óbidos” vol. 6, publicado pela Tugaland Edições. Em 2008, é vencedora do 1o Prémio de Ilustração do concurso VÍRUS, promovido pelo Jornal de Leiria e ECO – Associação Cultural de Leiria. Entre 2009 e 2011 leciona na categoria de Assistente Convidada, as disciplinas de Ilustração Infantil e Desenho na ESAD – Caldas da Rainha (Instituto do Politécnico de Leiria). Já participou em inúmeras exposições de grupo e a título individual, destaca-se o convite para expor na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira de Leiria, com uma exposição de ilustração e desenho intitulada “Imaginação no papel”. Em 2022 volta a participar, desta vez na 8a edição do concurso internacional “Luxembourg Art Prize” com ilustrações da sua autoria, e recebe os parabéns do júri através do certificado de mérito artístico.
No mesmo ano, é convidada a ilustrar a 2.a edição da história “Marina e os Mares de plástico” do escritor e seu colega Carlos Alberto Silva, Edição Amora Negra.


Sofia Quaresma
é bióloga Pela Universidade de Coimbra – Ramo Científico e Ramo Educacional – e Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa. Membro da Delegação Norte da Ordem dos Biólogos, da Associação Portuguesa de Lixo Marinho, OIKOS e Associação para as Ciências do Mar.
Publicou vários livros para crianças sobre temática ambiental, incluindo dois sobre a poluição marinha, intitulados «Farol, um golfinho em apuros» e «Graciosa, a baleia vaidosa».
Atualmente, trabalha no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas | ICNF DRCNF Lisboa e Vale do Tejo.