A leitura dialógica

O que é

A leitura dialógica é uma técnica de leitura partilhada e interactiva de livros de imagens com o objectivo de desenvolver as competências linguísticas das crianças, a partir do momento em que estas começam a dominar minimamente a linguagem (cerca dos 14 a 18 meses).

Durante o processo, o adulto e a criança trocam sucessivamente de papéis. Assim, a criança aprende a tornar-se o «contador», com a ajuda do adulto, que funciona como um «ouvidor» activo e um «perguntador».

A técnica desenvolve-se em duas etapas. Na primeira, utilizam-se estratégias para aquisição de vocabulário (substantivos, adjectivos e verbos). Na segunda, quando a criança adquiriu vocabulário suficiente e ganhou maior autonomia linguística, as estratégias destinam-se a desenvolver competências ao nível da frase.

Eficácia da leitura dialógica

Como se depreende, a leitura dialógica caracteriza-se pela utilização, por parte do «animador», de técnicas evocativas, cujo objectivo é estimular a participação da criança, assim como de feedback frequente à produção verbal da criança, na forma de expansões, correcções e elogios.

Desde a sua formulação, por Grover Whitehurst, director do Institute of Education Sciences (IES) dos EUA, o programa tem sido implementado com sucesso, tanto por mães como por educadores, quer entre crianças de classe média / média-alta, quer entre crianças de baixo nível socio-económico.

As crianças submetidas ao programa de leitura dialógica apresentaram um desempenho significativamente superior ao desempenho de um grupo de crianças submetidas a um programa envolvendo actividades não verbais como, por exemplo, desenhar, colorir, montar quebra-cabeças, etc., em vários testes padronizados de linguagem.

Elas também produziram um número significativamente maior de expressões verbais, frases mais longas e mais complexas, e maior variedade de nomes e de verbos ao folhearem um livro de histórias com o professor, do que as crianças cujo treino não incorporou esta forma de leitura de histórias.

Como se faz

Os procedimentos da leitura dialógica são os seguintes:
1. Pergunte
2. Repita
3. Expanda
4. Desenvolva
5. Ajude
6. Aplauda e encoraje
7. Esteja atento aos interesses da criança

Etapa I (estratégias para aquisição de vocabulário)

1. Faça perguntas fechadas
Aponte para os elementos da imagem e diga «o que é isto?» ou «como é que isto se chama?».

2. Repita o que a criança disse
Faça saber à criança que a resposta está correcta repetindo-a de novo: «Sim, é um gato».

3. Expanda o que a criança disse
Acrescente mais dados à resposta da criança: «Sim, é um gato amarelo». Mantenha as expansões o mais curtas possível. Assegure-se de que a criança consegue imitar o que lhe disser.

4. Desenvolva as respostas da criança com outras perguntas
A conversa pode então continuar: «Onde é que ele está?». «Sim, está no jardim».

5. Quando necessário, ajude a criança nas respostas,
Se a criança não conseguir responder, avance a resposta e incite-a a repeti-la.

6. Aplauda e encoraje
Sempre a que a criança responder, diga «Sim, muito bem!»

7. Esteja atento/a aos interesses da criança
Encaminhe a conversa dentro dos interesses da criança. Se ela se cansar, continue noutro dia.

Etapa II (estratégias para desenvolver competências ao nível da frase)

1. Faça perguntas abertas
Quando a criança estiver à vontade com as perguntas fechadas, faça agora perguntas abertas. As perguntas abertas requerem maior reflexão na resposta e estimulam a criança a usar a sua imaginação. As perguntas podem ser do tipo «O que é tu estás a ver aí?» ou «O que está a acontecer aqui?»

2. Repita o que a criança disse

3. Expanda o que a criança disse

4. Faça perguntas «de desenvolvimento»
Quando a criança estiver à vontade com as perguntas abertas, faça agora perguntas «de desenvolvimento». Estas perguntas não têm respostas certas ou erradas e indicam à criança que você está interessado/a naquilo que ela pensa sobre as coisas. Podem ser do tipo «O que mais vês aqui?» ou «O que acontecia se…» ou «O que achas sobre…».

5. Quando necessário, ajude a criança nas respostas
Se a criança não souber o que dizer, deve ajudá-la, respondendo à questão: «O pato está a nadar…». Faça a criança repetir a resposta.

6. Aplauda e encoraje

7. Continue atento/a aos interesses da criança.