Carlos Alberto Silva desenvolveu durante o mês de Abril, em que se comemoram o livro e a leitura, algumas actividades relacionadas com o tema, na Biblioteca Municipal da Batalha e na Escola Básica 2,3 D. Dinis, em Leiria.
Na primeira, no dia 5, apresentou uma palestra denominada «Pode-se ensinar os bebés a ler?», destinada a pais e educadores, cujos objectivos eram «sensibilizar para a problemática do livro e da leitura» e para «o desenvolvimento precoce de práticas promotoras de literacia».
Depois de abordar questões relacionadas com a crescente necessidade do domínio de competências de leitura face às exigências da sociedade contemporânea, expôs alguns dados relativos aos níveis de literacia dos jovens portugueses, no âmbito do PISA, um estudo internacional promovido pela OCDE. E o panorama, como se sabe, não é famoso…
Seguidamente, realçou o papel da família na promoção precoce de hábitos de leitura, indicando algumas estratégias possíveis, a partir dos seis meses de idade. Em particular, apresentou uma técnica de co-leitura, em que a análise do livro é efectuada em parceria pela criança e pelo adulto, denominada «leitura dialógica», que se pode aplicar a partir do ano e meio de idade. Foram ainda apresentadas algumas linhas orientadoras para a escolha de livros para crianças do 0 aos 3 anos. Estiveram presentes nesta actividade cerca de 40 pessoas.
Já na escola básica D. Dinis, no dia 10, os destinatários foram alunos de uma turma do 6º ano de escolaridade, no âmbito da Semana da Leitura promovida pela Biblioteca deste estabele-cimento de ensino. Numa conversa com a audiência, este professor apresentou um historial sobre o desenvolvimento das técnicas de produção do livro (escrita, papel, impressão, ilustração e encadernação), ilustrando com a animação de contos infanto-juvenis, utilizando várias técnicas de narração. No final, a turma agradeceu com algumas ofertas da sua iniciativa.