Carlos Alberto Silva visita escolas e Jardins-de-infância das Cortes

eb1_cortes_cor
O professor e escritor Carlos Alberto Silva dinamizou, durante o mês de Novembro, sessões de animação da leitura nas escolas e jardins-de-infância da freguesia de Cortes, concelho de Leiria, a fim de promover o seu novo livro «Ó Simão, seu trapalhão, já armaste confusão».
No dia 2 de Novembro, foi a vez do Jardim-de-infância da Reixida. Depois de falar sobre a sua actividade como professor bibliotecário, o escritor narrou e leu diversas histórias, nomeadamente a sua última. A receptividade das crianças à actividade foi enorme, tendo esta terminado com uma sessão de autógrafos.

No dia 9, foi o Jardim-de-infância de Famalicão o contemplado. O programa da sessão foi do mesmo teor da antecedente, igualmente com uma receptividade assinalável por parte dos destinatários.

ji_reixida_cor

No dia 16 Novembro, o autor esteve na EB1 de Cortes. Na sessão, que durou cerca de hora e meia, o autor começou por falar dos livros que escreveu e dos projectos que tem. Falou, muito particularmente, da técnica de ilustração que usou no livro “O urso que perdera o coração”,
desafiando os alunos a escreveram um livro e a ilustrá-lo usando a mesma técnica. De seguida, leu algumas histórias de outros autores e, por fim, o seu último livro. No final, antes da sessão de autógrafos, o autor respondeu ainda a algumas questões colocadas pelos alunos.

ji_famalicao_cor

Também a EB1 da Reixida recebeu a visita do escritor, no dia 30 do mesmo mês. O programa da sessão foi semelhante: leitura de histórias, suas e de outros autores, conversa sobre as técnicas de ilustração dos seus livros e resposta a perguntas dos alunos. As turmas desenvolveram um trabalho prévio muito interessante, visível nos inúmeros trabalhos expostos na sala onde decorreu a actividade. No final, depois de receber das mãos de alguns alunos uma surpresa que estes lhe haviam preparado, o escritor passou aos autógrafos.

Todas estas sessões foram muito animadas e surpreenderam o autor pelo interesse que as crianças demonstraram pelo seu trabalho.

eb1_reixida_cor

«Ó Simão, seu trapalhão, já armaste confusão» é uma história em rima, ilustrada a tinta-da-china por Beatriz Silva, que fala, em tom bem-humorado, dos riscos e consequências dos acidentes domésticos.

1 thought on “Carlos Alberto Silva visita escolas e Jardins-de-infância das Cortes

  1. Parabéns pela história do Simão trapalhão. Está muito divertida! Quando a li para os meus filhotes, divertiram-se imenso, repetiam comigo e adivinhavam as rimas!! Ah, e parabéns para a grande ilustradora Beatriz Silva. Os desenhos estão muito bonitos!! Só descobri quem era a artista, mais tarde! Obrigada!

Os comentários estão fechados.