Novo livro para crianças comemora 50 anos do 25 de Abril

O livro «A revolta dos lusecos – o 25 de Abril contado à minha neta», de Carlos Alberto Silva, foi apresentado no passado dia 20 de janeiro, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.
Vítor Santos, responsável pela BMALV, iniciou a sessão, cabendo à professora Sandra Campos a análise da obra. A ilustradora, Ana Paula Otero, falou do processo de criação das ilustrações e o autor explicou como surgiu a ideia de escrever este livro e quais as suas fontes de inspiração. David Teles Ferreira e Beatriz Sá Vieira encarregaram-se da vertente cultural da iniciativa, com poemas e canções relacionadas com o 25 de Abril.

A obra tem a intenção de contribuir para manter viva a memória do 25 de Abril, a fazer 50 anos em 2024. Fica aqui uma sinopse da história:
Num lugar e num tempo não muito distantes, havia um país cinzento e triste, que era habitado por dois tipos de pessoas: os lusecos, que eram a maioria, mas viviam com muitas dificuldades, e os glutões, que tudo tinham e em tudo mandavam. Para além disso, os glutões determinavam aquilo que os lusecos podiam ou não fazer e tinham espiões que os vigiavam e maltratavam, quando desobedeciam às proibições.
Para piorar ainda mais as coisas, começou uma guerra, do outro lado do mar, e os filhos dos lusecos foram obrigados a ir combater.

Até que, um dia, alguns soldados fartaram-se da guerra, da miséria, das proibições e do medo e organizaram uma revolta…