O denominado «pátio das pirâmides» da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria, foi o local escolhido para fazer a apresentação pública do livro «O Desenho Impaciente», no passado dia 18 de setembro de 2021, a partir das 17h00.
A sessão iniciou-se com a intervenção do Coro Infantil Mezzo, dirigido por Jorge Narciso, seguindo-se as intervenções dos elementos da mesa, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, o autor do texto (vencedor do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira), Carlos Alberto Silva, a ilustradora, Irene Gomes, artista plástica, e o designer gráfico Samuel Ramos, que relataram o processo de criação do livro, nas suas diversas perspetivas.
No final, houve sessão de autógrafos, no átrio da BMALV, e inauguração da exposição das ilustrações originais, que estará patente na secção infantojuvenil até 23 de outubro.
Nas palavras do autor, “o Desenho Impaciente segue o percurso de um desenho inacabado que quer saber que coisa, animal ou pessoa virá a ser. Por isso, num dia de Carnaval, salta do quadro e sai à rua, em busca do pintor que o criou”.
De acordo com o júri do concurso literário Afonso Lopes Vieira, o texto “baseia-se numa intriga aliciante e imaginativa, que abre uma janela para a efabulação dos leitores”.
Posteriormente, realizaram-se ainda várias oficinas de ilustração para crianças, baseadas no livro e dinamizadas por Irene Gomes.
Vídeo da exposição no Facebook: https://fb.watch/8Z05A9LO9m/