O livro «Marina e os mares de plástico», que aborda a problemática da poluição marinha, tem nova edição, com ilustrações de Sandra Portela. A artista utiliza técnicas de colagem digital, utilizando imagens de alguns dos resíduos de origem humana que conspurcam os oceanos, dando um novo visual à obra, mais comprometido com a temática tratada.
Aquivos por Autor: Carlos A. Silva
Roteiro «A Leiria de Miguel Torga»
Título: Roteiro «A Leiria de Miguel Torga»
Autor: Carlos Alberto Silva
Língua: Português
Destinatários: Jovens e adultos
Sinopse: Entre 1939 e 1942, o médico otorrinolaringologista Adolfo Rocha manteve consultório em Leiria, onde residiu, fez amigos, foi preso por motivos políticos, casou e escreveu algumas das suas obras mais significativas.
Este roteiro no Google Earth propõe a visita comentada aos locais mais importantes desse período rico e algo conturbado da vida do autor, nomeadamente onde existiram o consultório, a casa onde viveu com a mulher e o edifício onde esteve detido à ordem da Pide, até seguir para Lisboa, devidamente assinalados quando das comemorações do centenário do seu nascimento, entre outros.
Para aceder ao itinerário, é necessário usar o Google Earth, onde todo o percurso se encontra publicado. Isso pode ser feito presencialmente, através de um dispositivo móvel com internet e com a dita aplicação instalada, mas pode também ser fruído virtualmente, apenas na sua versão digital, num computador.
Aplicações usadas: Google Earth e Formulários Google.
Ligação: CLICAR AQUI
Roteiro «Árvores que contam»
Título: Roteiro «Árvores que contam»
Autor: Carlos Alberto Silva
Língua: Português
Destinatários: Transversal
Sinopse: Roteiro pedestre com informações sobre algumas árvores significativas do percurso Pólis de Leiria, acompanhadas pela narração de várias lendas do concelho. Para aceder ao itinerário, é necessário usar o Google Earth, onde todo o percurso se encontra publicado. Isso pode ser feito através de um dispositivo móvel com internet e com a aplicação Google Earth instalada. Mas pode ser também fruído apenas na sua versão digital, num computador, como um audiolivro «geolocalizado».
Tem uma página de apoio no WordPress, com muita informação sobre o projecto.
Aplicações usadas: WordPress, Google Earth, Podomatic e Formulários Google.
Ligação: CLICAR AQUI
Jogar com «A lagartinha muito comilona»
Título: Jogar com «A lagartinha muito comilona»
Autor: Carlos Alberto Silva
Língua: Português
Destinatários: Pré-Escolar
Sinopse: Sequência didáctica, a partir do livro «A lagartinha muito comilona», de Eric Carle. Inclui um vídeo com um resumo da história, um jogo, uma canção e um formulário de registo de satisfação.
Aplicações usadas: Thinglink, Youtube, LearningApps, Formulários Google e Wordwall.
Ligação: CLICAR AQUI
Conhecer «A Manta»
Título: Conhecer «A Manta»
Autor: Carlos Alberto Silva
Língua: Português
Destinatários: 1.º CEB
Sinopse: A partir do livro «A manta», de Isabel Minhós Martins e Yara Kono, promove-se o conhecimento da obra e das respectivas autoras, concluindo-se com um desafio para a criação de textos.
Aplicações usadas: Thinglink, Youtube, Formulários Google e Wordwall.
Ligação: CLICAR AQUI
O desenho impaciente
Título: O desenho impaciente
Autores: Carlos Alberto Silva (texto) e Irene Gomes (ilustrações)
Editora: Câmara Municipal de Leiria
Data: 2021
Género: Infanto-juvenil
ISBN: 978-972-8043-83-4
N.º de páginas: 40
Encomendar a: Município de Leiria
Sinopse:
Vencedor do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira, na modalidade de literatura infantojuvenil (2019) o livro segue o percurso de um desenho inacabado que quer saber que coisa, animal ou pessoa virá a ser. Por isso, num dia de Carnaval, salta do quadro e sai à rua, em busca do pintor que o criou. De acordo com o júri do concurso literário Afonso Lopes Vieira, o texto “baseia-se numa intriga aliciante e imaginativa, que abre uma janela para a efabulação dos leitores”.
Criação de JFE (jogos de fuga educativos) no Google Forms
(Com a devida vénia ao colega e amigo Ulisses Mota, companheiro destas lides, que muito contribuiu para o conjunto de recursos aqui apresentados.)
Uma sala de fuga (escape room) ou jogo de fuga é um jogo em que um indivíduo ou uma equipa descobre pistas, resolve quebra-cabeças e realiza tarefas numa ou mais salas, para cumprir um objectivo específico num período de tempo limitado. O objectivo é escapar do local do jogo e a duração habitual é de 60 minutos.
Normalmente, há uma história de fundo cujo enredo se vai desenvolvendo em pequenos episódios, levando o jogador ou jogadores à descoberta de diversos tipos de pistas e a resolver enigmas, para abrir caixas, armários ou portas, até encontrar a «chave» da saída.
Os jogos de fuga podem ser concebidos na modalidade de jogo electrónico, em formato digital ou em contexto real. Há também jogos de tabuleiro e livros (escape books) baseados nos mesmos pressupostos.
À descoberta dos Jogos de Fuga
Título: À descoberta dos Jogos de Fuga (Escape Rooms)
Autor: Carlos Alberto Silva
Língua: Português
Destinatários: A partir do 2.º CEB
Sinopse: Para aprender sobre o assunto, nada melhor que um jogo de fuga sobre… Jogos de Fuga.
Aplicação usada: Formulários Google.
Ligação: CLICAR AQUI
As frutas da lagartinha comilona
Título: As frutas da lagartinha comilona
Autor: Carlos Alberto Silva
Língua: Português
Destinatários: Pré-Escolar
Sinopse: A partir da leitura da história «A lagartinha muito comilona», de Eric Carle.
Com instruções em áudio.
Aplicação usada: Formulários Google.
Ligação: CLICAR AQUI
O labirinto da Matemática
Título: O labirinto da Matemática (Escape Room)
Autor: Carlos Alberto Silva
Língua: Português
Destinatários: 1.º CEB
Sinopse: A Rita não gosta de Matemática e vai ter um teste importante no dia seguinte. Enquanto está a estudar, adormece e tem um pesadelo: está presa num labirinto. Para escapar do labirinto e dos personagens assustadores que a perseguem, a Rita terá de resolver vários enigmas matemáticos.
Ao participante (ou grupo de participantes) é também pedido que vá escrevendo mensagens de apoio à protagonista, pelo que esta atividade abrange não apenas a disciplina de Matemática, mas também a de Português.
Aplicação usada: Formulários Google.
Ligação: CLICAR AQUI