Aquivos por Autor: calbsilva

Contos sobre rodas

«Contos sobre rodas» é um projecto de divulgação do «kamishibai», uma técnica japonesa de contar histórias.  Tem duas vertentes: um espectáculo de narração de contos japoneses e portugueses, com cerca de uma hora de duração, e uma oficina (com duração variável), onde os participantes criarão e apresentarão histórias, usando esta técnica.

Continuar a ler

Novo livro sobre as fúrias infantis

Acaba de sair da tipografia o novo livro para crianças de Carlos Alberto Silva, com ilustrações de Patrícia Penedo. Intitulado «A nuvenzinha que gostava de trovoada», este conto aborda metaforicamente a questão do controle das emoções, em particular a raiva.

Na página do autor, foi disponibilizado um guia de exploração pedagógica, propondo algumas medidas práticas para as crianças aprenderem a controlar as suas fúrias.

Continuar a ler

A nuvenzinha que gostava de trovoada

Título: A nuvenzinha que gostava de trovoada
Autores: Carlos Alberto Silva (texto) e Patrícia Penedo (ilustrações)
Editora: Edição do autor
Data: 2017
Género: Infanto-juvenil
ISBN: 978-989-98960-5-5
N.º de páginas: 24

Sinopse:
Era uma pequena nuvem branquinha que estava sempre a viajar com a sua família. No entanto, gostava de trovoada e quando acordava rabugenta, dava encontrões às suas irmãs. Só que, um dia, as coisas correram mal…
Uma maneira divertida de abordar o tema da raiva e da necessidade de aprendermos a controlá-la.

Guia de exploração pedagógica
Clicar AQUI para descarregar.

O urso que perdera o coração

Título: O urso que perdera o coração
Autor: Carlos Alberto Silva (texto e ilustrações)
Editora: Edição do autor
Data: 2017
Género: Infanto-juvenil
ISBN: 978-989-98960-2-4
N.º de páginas: 24

Sinopse:
«O urso que perdera o coração» é, por assim dizer, uma fábula sobre as emoções. Todavia, mais do que isso, é uma história de perseverança e coragem, tão indispensáveis quando as dificuldades da vida parecem intransponíveis.
Numa floresta onde a Primavera acabou de chegar, um urso solitário e mal-humorado, que se refugia no buraco de um castanheiro, faz da vida dos outros bichos um verdadeiro inferno. Alguns animais (um casal de pintassilgos assustados, um esquilo engenhoso e um coelhinho corajoso), no entanto, decidem não deixar cair os braços e tentam que o dito urso volte a sentir no peito o coração que uma tragédia familiar destroçou…
Nesta edição, junta-se ao conto original, publicado pela primeira vez em 2009, uma versão para teatro.
Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Guia de exploração pedagógica
Clicar AQUI para descarregar.

«A cinta do seareiro» no concurso de leitura de Ferreira do Zêzere


O livro “A cinta do seareiro”, de Carlos Alberto Silva, foi uma das obras seleccionadas para a prova final da 2ª edição do Concurso Concelhio de Leitura de Ferreira do Zêzere, que se realiza no próximo dia 30 de Março, pelas 10h00, no Centro Cultural local. O autor fará, nesse dia, parte do júri, a convite da Rede de Bibliotecas de Ferreira do Zêzere. Participam nesta fase 15 alunos do 3º e 4º anos de escolaridade.
Baseado numa lenda do concelho, este álbum ilustrado revisita os usos, costumes e crenças do mundo rural de há um século atrás. Uma povoação à beira Zêzere defronta-se com uma assombração, que vai sobressaltar a vida de toda a comunidade: um lobisomem…

Encontro com o escritor e contador de histórias Carlos Alberto Silva


Transcrevemos do blogue das bibliotecas do Agrupamento Rainha Santa Isabel:

Carlos Alberto Silva visitou o nosso Agrupamento na passada sexta-feira, dia 17 de fevereiro, e encantou as crianças das EB1 de Vale da Pedra e de Monte Real com o modo expressivo como conta as histórias, quer sejam de sua autoria ou de outros autores. Entre sustos provocados por terríveis monstros e momentos hilariantes a brincar com palavras, este fantástico contador de histórias conquistou pequenos e graúdos. Continuar a ler

Contos e lendas de arrepiar no Centro Escolar da Barreira – Leiria

O livro «contos e lendas de arrepiar», de Carlos Alberto Silva, foi apresentado formalmente, pela primeira vez, no passado dia 10 de Fevereiro de 2017, aos alunos dos 3º e 4º anos do Centro Escolar da Barreira, Leiria.
Depois de explicar como surgiu cada uma das sete histórias do volume – e de falar sobre a importância de aprendermos a lidar com os nosso medos – o autor narrou algumas delas, como «O viajante e os olharapos» ou «A figueira dos finados», terminando com uma história do Papão, da autoria de Pablo Albo.
No final, houve sessão de autógrafos.