«O urso que perdera o coração» já tem um jogo de tabuleiro

Publicado pela primeira vez em 2010, o livro «O urso que perdera o coração», de Carlos Alberto Silva – o seu primeiro para crianças -, disponibilizava um «guia de exploração pedagógica». Mais recentemente, o autor criou um jogo de tabuleiro em que os animais da história vão, cooperativamente, recolher os elementos necessários para manufaturar um novo coração para o urso.
Os materiais estão disponíveis AQUI e basta descarregar os ficheiros com o tabuleiro, as regras e outros elementos, imprimir, montar e jogar.
Boas jogadas!

Vamos à caça de monstros

Título: Vamos à caça de monstros
Autores: Carlos Alberto Silva (texto) e Cherie Zamazing (ilustrações)
Editora: The Poets And Dragons Society
Data: 2024
Género: Infanto-juvenil
ISBN: 978-989-9107-84-7
N.º de páginas: 40
Preço: 12,00 €

Encomendar: à editora ou contactar o autor.

Sinopse: «Ouvi dizer que é em noites sem lua, frias e escuras, que os monstros saem à procura de meninos travessos, para os devorar. Também ouvi dizer que se escondem debaixo da cama, dentro dos armários e outros lugares da casa. Portanto, depois de nos equiparmos, vamos à caça de monstros. Hoje, está uma noite ótima para isso. Será que conseguiremos apanhar algum?»
É assim que, em ambiente de jogo rimado e com ilustrações fantásticas, esta história cheia de humor desafia as crianças a enfrentar um dos seus medos mais habituais.

RECURSOS
Guia de exploração pedagógica
Tabuleiro de jogo para imprimir

Apresentação do livro «Vamos à caça de monstros»

O livro «Vamos à caça de mosntros», com texto de Carlos Alberto Silva e ilustrações de Cherie Zamazing, edição da The Poets and Dragons Society, irá ser apresentado no próximo dia 23 de novembro, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria. A apresentação da obra estará a cargo de Cristina Nobre, docente do Instituto Politécnico de Leiria e doutorada em Literatura Portuguesa.
Posteriormente, a 1 de dezembro, pelas 16h00, será apresentado em Lisboa, na livraria de Campo de Ourique da editora.

Ação sobre jogos de mesa, oralidade, leitura e escrita

Decorreu na Escola Básica e Secundária do Monte da Caparica, no passado dia 10 de outubro, uma ação de curta duração dinamizada por Carlos Alberto Silva sobre a utilização de jogos de mesa no desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita.
Com a participação de cerca de três dezenas de docentes, a ação teve uma dinâmica teórico-prática, havendo oportunidade dos formandos experimentarem e criarem alguns materiais.
A pasta de Recursos pode ser acedida AQUI.

«A canção das rãs» apresentado na livraria Arquivo, de Leiria

O novo livro de Carlos Alberto Silva «A canção das rãs», com ilustrações de Mariana Flores, será apresentado na Livraria Arquivo, de Leiria, no próximo sábado, 12 de outubro, pelas 17h30. Para além do autor e da ilustradora, a sessão terá a participação de Micael Sousa, especialista em jogos de tabuleiro e «game designer». Isto porque o livro inclui uma jogo de tabuleiro.

Novo livro inclui jogo de tabuleiro

Está já disponível o livro «A canção das rãs», com texto de Carlos Alberto Silva e ilustrações de Mariana Flores, que inclui nas suas páginas um jogo de tabuleiro.
Ambientada numa lagoa habitada por rãzinhas alegres e felizes, a narrativa aborda a temática do poder despótico e como se pode lutar pela liberdade de forma pacífica.
O lançamento do livro, que incluiu a apresentação do jogo, foi realizado no dia 12 de Outubro de 2024 na Livraria Arquivo, em Leiria.
Os materiais do jogo, em formato digital, podem ser descarregados AQUI. As regras estão no livro.

A canção das rãs

Título: A canção das rãs
Autores: Carlos Alberto Silva (texto), Mariana Flores (ilustrações) e Mário Romualdo (tabuleiro de jogo)
Editora: Edição do autor
Data: 2024
Género: Infanto-juvenil
ISBN: 978-989-98960-9-3
N.º de páginas: 24

Encomendar: contactar o autor.

Sinopse: Esta fábula fala-nos de uma comunidade de rãzinhas que vivem felizes num lago onde nada lhes falta. Passam os seus dias a caçar moscas, a conversar, a brincar, a dar mergulhos e a cantar. Até que uma rãzona autoritária decide que há-de mandar nelas e obrigar toda a gente a trabalhar.
Quando as outras resistem, a rã mandona põe em perigo a vida de todos os habitantes do local onde moram. O que irão fazer as rãzinhas para salvar toda a gente?
O livro inclui um jogo de tabuleiro baseado na narrativa da história, para o qual se disponibilizam vários materiais imprimíveis (ver abaixo).

Tabuleiro e marcadores do jogo para imprimir (A3)
Componentes do jogo para imprimir (moscas)
Componentes do jogo para imprimir (losângulos da seca)

Jogo narrativo «O tesouro da mina assombrada»

Foi publicado recentemente na plataforma de jogos itch.io o primeiro jogo de representação de papéis (RPG) da autoria de Carlos Alberto Silva. É um jogo narrativo, que pode ser jogado a solo ou em equipa, bastando para isso descarregar e imprimir o folheto, um baralho de cartas comum e um dado D12. Pode ser também usado como estratégia de escrita criativa, sendo necessário, claro, papel e lápis.
O endereço para descarregar o jogo (em português e inglês) é:
https://calbsilva.itch.io/o-tesouro-da-mina-assombrada

Continuar a ler