Ação sobre jogos de mesa, oralidade, leitura e escrita

Decorreu na Escola Básica e Secundária do Monte da Caparica, no passado dia 10 de outubro, uma ação de curta duração dinamizada por Carlos Alberto Silva sobre a utilização de jogos de mesa no desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita.
Com a participação de cerca de três dezenas de docentes, a ação teve uma dinâmica teórico-prática, havendo oportunidade dos formandos experimentarem e criarem alguns materiais.
A pasta de Recursos pode ser acedida AQUI.

«A canção das rãs» apresentado na livraria Arquivo, de Leiria

O novo livro de Carlos Alberto Silva «A canção das rãs», com ilustrações de Mariana Flores, será apresentado na Livraria Arquivo, de Leiria, no próximo sábado, 12 de outubro, pelas 17h30. Para além do autor e da ilustradora, a sessão terá a participação de Micael Sousa, especialista em jogos de tabuleiro e «game designer». Isto porque o livro inclui uma jogo de tabuleiro.

Novo livro inclui jogo de tabuleiro

Está já disponível o livro «A canção das rãs», com texto de Carlos Alberto Silva e ilustrações de Mariana Flores, que inclui nas suas páginas um jogo de tabuleiro.
Ambientada numa lagoa habitada por rãzinhas alegres e felizes, a narrativa aborda a temática do poder despótico e como se pode lutar pela liberdade de forma pacífica.
O lançamento está previsto para 12 de Outubro, num espaço cultural de Leiria.

A canção das rãs

Título: A canção das rãs
Autores: Carlos Alberto Silva (texto), Mariana Flores (ilustrações) e Mário Romualdo (tabuleiro de jogo)
Editora: Edição do autor
Data: 2024
Género: Infantojuvenil
ISBN: 978-989-98960-9-3
N.º de páginas: 24
Sinopse: Esta fábula fala-nos de uma comunidade de rãzinhas que vivem felizes num lago onde nada lhes falta. Passam os seus dias a caçar moscas, a conversar, a brincar, a dar mergulhos e a cantar. Até que uma rãzona autoritária decide que há-de mandar nelas e obrigar toda a gente a trabalhar.
Quando as outras resistem, a rã mandona põe em perigo a vida de todos os habitantes do local onde moram. O que irão fazer as rãzinhas para salvar toda a gente?
O livro inclui um jogo de tabuleiro baseado na narrativa da história, para o qual se disponibilizam vários materiais imprimíveis (ver abaixo).

Tabuleiro e marcadores do jogo para imprimir (A3)
Componentes do jogo para imprimir (moscas)
Componentes do jogo para imprimir (losângulos da seca)

Jogo narrativo «O tesouro da mina assombrada»

Foi publicado recentemente na plataforma de jogos itch.io o primeiro jogo de representação de papéis (RPG) da autoria de Carlos Alberto Silva. É um jogo narrativo, que pode ser jogado a solo ou em equipa, bastando para isso descarregar e imprimir o folheto, um baralho de cartas comum e um dado D12. Pode ser também usado como estratégia de escrita criativa, sendo necessário, claro, papel e lápis.
O endereço para descarregar o jogo (em português e inglês) é:
https://calbsilva.itch.io/o-tesouro-da-mina-assombrada

Continuar a ler

Em Outubro, «Vamos caçar monstros»

Está já em fase de produção um novo livro de Carlos Alberto Silva, intitulado «Vamos caçar monstros». Numa iniciativa da editora The Poets and Dragons Society, tem ilustrações de uma conhecida artista britânica. O lançamento do livro está agendado para o dia 26 de Outubro, numa das bibliotecas públicas de Lisboa. Mas, por enquanto, tudo (ou quase) se mantém «no segredo dos deuses». Aguardemos por mais notícias.

Biografia de Carlos Alberto Silva

Carlos Alberto R. S. Silva nasceu a 25 de Junho de 1958, em Pombal. Radicou-se e vive em Leiria. Diplomado em educação de infância, especializou-se em Comunicação Educacional e Gestão da Informação.
Está atualmente colocado no Agrupamento de Escolas D. Dinis, de Leiria.
Ao longo da sua carreira como docente, entre outras disciplinas, lecionou Jornalismo, Expressão Dramática (ensinos Secundário e Profissional) e Iniciação à Programação no 1.o Ciclo do Ensino Básico.
Durante uma dúzia de anos, exerceu funções de professor bibliotecário. Para além disso, tem trabalhado nas áreas do teatro, das artes plásticas, do jornalismo, da animação cultural e do ensino e formação.
Enquanto formador, ministra vários cursos e oficinas no âmbito das Expressões Artísticas, da promoção e animação da leitura, da Programação e Robótica Educativas e das TIC na Educação.
Desenvolve ações de mediação e promoção da leitura, como autor e contador de histórias.
Escreve desde muito novo, tendo diversos textos publicados em “fanzines”, jornais e “sítios” da internet.

É autor das seguintes obras:
2024 – «A revolta dos lusecos – o 25 de Abril contado à minha neta». Ilustrações de Ana Paula Otero. Leiria: Edição do autor.
2023 – «Não tenho medo do monstro verde». Texto e ilustrações de Carlos Alberto Silva, Leiria: Edição do autor.
2021 – «O desenho impaciente» (ilustrações de Irene Gomes), vencedor do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira 2019. Edição da Câmara Municipal de Leiria.
2018 – «Marina e os mares de plástico». Leiria: Edição do autor. (Reeditado em 2023, com novas ilustrações de Sandra Portela).
2017 – «A nuvenzinha que gostava de trovoada» (ilustrações de Patrícia Penedo). Leiria: Edição do autor.
2017 – «contos e lendas de arrepiar». Leiria: Edição do autor.
2016 – “A cinta do seareiro” (com ilustrações de Beatriz Silva). Ferreira do Zêzere: Fundação Maria Dias Ferreira.
2015 – “Sete pulgas pequeninas” (ilustrações de G. António Jorge). Leiria: Edição do autor.
2014 – “O livro das palmas”. Leiria: Edição do autor.
2013 – “Loro Sa’e e o bornal das histórias” (ilustrações de Gémeo Luís). Porto: Edições Eterogémeas.
2011 – “Ó Simão, seu trapalhão, já armaste confusão!” (ilustrações de Beatriz Silva). Leiria: Textiverso. [Reeditado em 2014. Leiria: Edição do autor].
2010 – “A Leiria de Miguel Torga – Guia da Cidade” (no âmbito das comemorações do Dia de Miguel Torga em Leiria, numa iniciativa da Junta de Freguesia local e da agência da Fundação INATEL). Leiria: Textiverso. [Reeditado em 2012, em versão bilingue, pela Junta de Freguesia de Leiria / Textiverso].
2010 – “O urso que perdera o coração”. Leiria: Textiverso. [Reeditado em 2015. Leiria: Edição do autor].
2009 – “Murmúr(i)os e outras imagens faladas” (com fotos de Carlos Fernandes). Leiria: Textiverso.
2004 – “Bestiário Poético”. Leiria: Editora Folheto.

Entre outras, participou ainda, como co-autor, nas seguintes obras:
2012 – “Histórias com animais lá dentro”. Leiria: Associação Zoófila de Leiria «Fiéis Amigos» / Textiverso.
2009 – “Actas do I Colóquio sobre Miguel Torga em Leiria”. Leiria: Textiverso.
2002 – “Didáctica das Expressões” (coord. do Prof. Doutor Amílcar Martins). Lisboa: Universidade Aberta.

Recebeu os seguintes prémios:
2019 – Prémio Literário Afonso Lopes Vieira de Literatura Infantil com a obra «O desenho impaciente».
2003 – Prémio de poesia dos III Jogos Florais das Cortes, Leiria, com a composição «Horta de Haicais» (1.º lugar).
1987 – Concurso Nacional de Pintura do Ano Internacional da Juventude (3.º Classificado).

Jogo do Rato Guloso

Desenvolvido por Carlos Alberto Silva a partir do jogo «Bandido», este jogo tem um Rato Guloso cuja toca fica debaixo da tua casa. Como lhe cheira ao queijo que tens guardado, ele tenta escavar um túnel até lá. Para evitar que te roube o queijo, deves colocar as cartas de modo a bloquear as saídas. O jogo pode ser jogado a solo ou em grupo.
Os materiais do jogo e as instruções de montagem estão AQUI.