Roteiro «A Leiria de Miguel Torga»


Título: Roteiro «A Leiria de Miguel Torga»
Autor: Carlos Alberto Silva
Língua: Português
Destinatários: Jovens e adultos
Sinopse: Entre 1939 e 1942, o médico otorrinolaringologista Adolfo Rocha manteve consultório em Leiria, onde residiu, fez amigos, foi preso por motivos políticos, casou e escreveu algumas das suas obras mais significativas.
Este roteiro no Google Earth propõe a visita comentada aos locais mais importantes desse período rico e algo conturbado da vida do autor, nomeadamente onde existiram o consultório, a casa onde viveu com a mulher e o edifício onde esteve detido à ordem da Pide, até seguir para Lisboa, devidamente assinalados quando das comemorações do centenário do seu nascimento, entre outros.
Para aceder ao itinerário, é necessário usar o Google Earth, onde todo o percurso se encontra publicado. Isso pode ser feito presencialmente, através de um dispositivo móvel com internet e com a dita aplicação instalada, mas pode também ser fruído virtualmente, apenas na sua versão digital, num computador.
Aplicações usadas: Google Earth e Formulários Google.
Ligação: CLICAR AQUI

Roteiro «Árvores que contam»


Título:
Roteiro «Árvores que contam»
Autor: Carlos Alberto Silva
Língua: Português
Destinatários: Transversal
Sinopse: Roteiro pedestre com informações sobre algumas árvores significativas do percurso Pólis de Leiria, acompanhadas pela narração de várias lendas do concelho. Para aceder ao itinerário, é necessário usar o Google Earth, onde todo o percurso se encontra publicado. Isso pode ser feito através de um dispositivo móvel com internet e com a aplicação Google Earth instalada. Mas pode ser também fruído apenas na sua versão digital, num computador, como um audiolivro «geolocalizado».
Tem uma página de apoio no WordPress, com muita informação sobre o projecto.
Aplicações usadas: WordPress, Google Earth, Podomatic e Formulários Google.
Ligação: CLICAR AQUI

Jogar com «A lagartinha muito comilona»


Título:
Jogar com «A lagartinha muito comilona»
Autor: Carlos Alberto Silva
Língua: Português
Destinatários: Pré-Escolar
Sinopse: Sequência didáctica, a partir do livro «A lagartinha muito comilona», de Eric Carle. Inclui um vídeo com um resumo da história, um jogo, uma canção e um formulário de registo de satisfação.
Aplicações usadas: Thinglink, Youtube, LearningApps, Formulários Google e Wordwall.
Ligação: CLICAR AQUI

Conhecer «A Manta»


Título:
Conhecer «A Manta»
Autor: Carlos Alberto Silva
Língua: Português
Destinatários: 1.º CEB
Sinopse: A partir do livro «A manta», de Isabel Minhós Martins e Yara Kono, promove-se o conhecimento da obra e das respectivas autoras, concluindo-se com um desafio para a criação de textos.
Aplicações usadas: Thinglink, Youtube, Formulários Google e Wordwall.
Ligação: CLICAR AQUI

O desenho impaciente

Título: O desenho impaciente
Autores: Carlos Alberto Silva (texto) e Irene Gomes (ilustrações)
Editora: Câmara Municipal de Leiria
Data: 2021
Género: Infanto-juvenil
ISBN: 978-972-8043-83-4
N.º de páginas: 40

Encomendar a: Município de Leiria

Sinopse:
Vencedor do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira, na modalidade de literatura infantojuvenil (2019) o livro segue o percurso de um desenho inacabado que quer saber que coisa, animal ou pessoa virá a ser. Por isso, num dia de Carnaval, salta do quadro e sai à rua, em busca do pintor que o criou. De acordo com o júri do concurso literário Afonso Lopes Vieira, o texto “baseia-se numa intriga aliciante e imaginativa, que abre uma janela para a efabulação dos leitores”.

Criação de JFE (jogos de fuga educativos) no Google Forms

(Com a devida vénia ao colega e amigo Ulisses Mota, companheiro destas lides, que muito contribuiu para o conjunto de recursos aqui apresentados.)

Uma sala de fuga (escape room) ou jogo de fuga é um jogo em que um indivíduo ou uma equipa descobre pistas, resolve quebra-cabeças e realiza tarefas numa ou mais salas, para cumprir um objectivo específico num período de tempo limitado. O objectivo é escapar do local do jogo e a duração habitual é de 60 minutos.

Normalmente, há uma história de fundo cujo enredo se vai desenvolvendo em pequenos episódios, levando o jogador ou jogadores à descoberta de diversos tipos de pistas e a resolver enigmas, para abrir caixas, armários ou portas, até encontrar a «chave» da saída.

Os jogos de fuga podem ser concebidos na modalidade de jogo electrónico, em formato digital ou em contexto real. Há também jogos de tabuleiro e livros (escape books) baseados nos mesmos pressupostos.

Continuar a ler

O labirinto da Matemática

Título: O labirinto da Matemática (Escape Room)
Autor: Carlos Alberto Silva
Língua: Português
Destinatários: 1.º CEB
Sinopse: A Rita não gosta de Matemática e vai ter um teste importante no dia seguinte. Enquanto está a estudar, adormece e tem um pesadelo: está presa num labirinto. Para escapar do labirinto e dos personagens assustadores que a perseguem, a Rita terá de resolver vários enigmas matemáticos.
Ao participante (ou grupo de participantes) é também pedido que vá escrevendo mensagens de apoio à protagonista, pelo que esta atividade abrange não apenas a disciplina de Matemática, mas também a de Português.
Aplicação usada: Formulários Google.
Ligação: CLICAR AQUI