A jornada do herói: rola o dado e cria a tua história

Título: A jornada do herói: rola o dado e cria a tua história
Autor: Carlos Alberto Silva (texto) e Carolina Panta (ilustrações)
Editora: Edição do autor
Data: 2025
Género: Infanto-juvenil
ISBN: 978-989-36622-0-5
N.º de páginas: 16
Encomendarcontactar o autor

Sinopse: Este livro lê-se com um dado a rebolar na mesa. Baseado nos trabalhos de V. Propp, J. Campbell e G. Rodari, permite ao leitor «jogar» com alguns dos elementos principais dos mitos e contos tradicionais, dando-lhe acesso a 1.679.616 combinações narrativas diferentes.
No entanto, o mais interessante é que poderá ser usado como um «gerador de contos», para inspirar o leitor-jogador a escrever as suas próprias histórias, bandas desenhadas ou outro tipo de narrativas. E tal poderá ser feito a solo ou em equipas de três elementos.
O livro torna-se assim uma ferramenta muito útil para promover o desenvolvimento das competências de escrita, tão necessárias nos dias de hoje, junto das crianças e jovens.

LER UM EXCERTO

 

O pato e o apito

Título: O pato e o apito
Autor: Carlos Alberto Silva (texto e ilustrações)
Editora: Edição do autor
Data: 2025
Género: Infanto-juvenil
ISBN: 978-989-33-8406-0
N.º de páginas: 16
Encomendarcontactar o autor

Sinopse: Nesta divertida lengalenga, inspirada na tradição popular portuguesa, acompanhamos o passeio de um pato «lambareiro» que engole tudo o que encontra pela frente. Quando tropeça num apito esquecido, começa uma enorme «chinfrineira», que aumenta progressivamente ao longo do seu caminho e incomoda toda a gente. O que vale é que a cozinheira não está com meias medidas e acaba com a confusão à sapatada.

Continuar a ler

Jasmim & Violeta

Título: Jasmim & Violeta
Autor: Carlos Alberto Silva (texto e ilustrações)
Editora: Edição do autor
Data: 2025
Género: Infanto-juvenil
ISBN: 978-989-33-7343-9
N.º de páginas: 12 (cartonado)
Encomendarcontactar o autor

Sinopse: Um urso simpático, que vive no alto de um monte, está sozinho em casa e sente-se aborrecido por não ter ninguém com quem conversar. Decide então partir à aventura, andando, correndo, nadando, trepando, descendo e subindo, até que encontra a sua amiga Violeta no local onde menos esperava.
Com versos simples e repetitivos, esta história pode ser transformada num jogo de movimento (cantarolado) para o público infantil.
Impresso em papel cartonado, em forma de «harmónio», este livro pode ser desenrolado conforme se conta a história, ficando-se com uma perspectiva global do cenário da acção.

A senhora pequenina

Título: A senhora pequenina
Autor: Carlos Alberto Silva (texto e ilustrações)
Editora: Edição do autor
Data: 2025
Género: Infanto-juvenil
ISBN: 978-989-337268-5
N.º de páginas: 24
Encomendarcontactar o autor

Sinopse: A Senhora Pequenina é uma adaptação para Português de um conto tradicional britânico, na linha dos «jump stories». As «histórias de saltar» (de susto) são comuns a vários países europeus, incluindo Portugal, mas também a outras regiões do mundo.
Neste tipo de contos, o narrador vai envolvendo progressivamente a audiência no ambiente da narrativa, cujo enredo se torna cada vez mais inquietante. Quando os ouvintes estão na expectativa – e completamente desprevenidos -, o contador termina abruptamente, com um som brusco – como o tão popular «buuu». Depois do susto, é normal soltarem-se as gargalhadas, porque a melhor maneira de lidar com o medo é rindo dele.
Esta versão do conto tem a particularidade de incluir não um, mas vários momentos desses, com efeito garantido, conforme testado ao longo dos últimos anos em várias sessões de narração oral para crianças e adultos.

Nuvenzinha foge da trovoada em jogo de tabuleiro

Está já disponível mais um jogo para um dos livros de Carlos Alberto Silva (A nuvenzinha que gostava de trovoada, 2017). Neste jogo, a nuvenzinha foge da trovoada, mas há uma nuvem negra que a não quer deixar escapar e a persegue. Quando esta se aproxima demasiado, a nuvenzinha pode «atrasá-la» fazendo uma boa ação (regar as plantas de um jardim, de um pomar, de uma seara e de um deserto). Se conseguir chegar ao mar sem ser apanhada pela outra, ganha.
Os ficheiros PNP (imprimir e jogar) do tabuleiro e das regras poderão ser descarregados AQUI.

«O urso que perdera o coração» já tem um jogo de tabuleiro

Publicado pela primeira vez em 2010, o livro «O urso que perdera o coração», de Carlos Alberto Silva – o seu primeiro para crianças -, disponibilizava um «guia de exploração pedagógica». Mais recentemente, o autor criou um jogo de tabuleiro em que os animais da história vão, cooperativamente, recolher os elementos necessários para manufaturar um novo coração para o urso.
Os materiais estão disponíveis AQUI e basta descarregar os ficheiros com o tabuleiro, as regras e outros elementos, imprimir, montar e jogar.
Boas jogadas!

Vamos à caça de monstros

Título: Vamos à caça de monstros
Autores: Carlos Alberto Silva (texto) e Cherie Zamazing (ilustrações)
Editora: The Poets And Dragons Society
Data: 2024
Género: Infanto-juvenil
ISBN: 978-989-9107-84-7
N.º de páginas: 40
Preço: 12,00 €

Encomendar: à editora ou contactar o autor.

Sinopse: «Ouvi dizer que é em noites sem lua, frias e escuras, que os monstros saem à procura de meninos travessos, para os devorar. Também ouvi dizer que se escondem debaixo da cama, dentro dos armários e outros lugares da casa. Portanto, depois de nos equiparmos, vamos à caça de monstros. Hoje, está uma noite ótima para isso. Será que conseguiremos apanhar algum?»
É assim que, em ambiente de jogo rimado e com ilustrações fantásticas, esta história cheia de humor desafia as crianças a enfrentar um dos seus medos mais habituais.

RECURSOS
Guia de exploração pedagógica
Tabuleiro de jogo para imprimir
Cartas do jogo para imprimir (em alternativa ao baralho comum)