Novo livro alerta para a poluição marinha

Com texto de Carlos Alberto Silva e ilustrações de Leonor Lourenço, o livro «Marina e os mares de plástico alerta para um dos grandes problemas ambientais da actualidade, a poluição marinha por resíduos de plástico.
A personagem principal, Marina, é uma menina que gosta do mar, de conchas e de búzios. Um dia, encontra um rapaz misterioso que lhe fala das maravilhas do mundo marinho, mas também da terrível catástrofe que o está a atingir: a poluição humana.
Para além de outros tipos de detritos, os resíduos de plástico são de longe o principal elemento poluidor encontrado no ambiente marinho, tendo entrado já na cadeia alimentar. É tal a quantidade de plástico acumulado nos oceanos, que forma verdadeiras ilhas flutuantes, com milhares de quilómetros quadrados e muitos metros de profundidade.
Depois de saber disto, Marina toma a decisão de lutar contra tal problema. E esse desafio é lançado também, no final da história, a todos os leitores deste livro. Porque, como diz o rapaz misterioso, «se muitos fizerem o pouco que podem, o pouco será muito».