Publicado pela primeira vez em 2010, o livro «O urso que perdera o coração», de Carlos Alberto Silva – o seu primeiro para crianças -, disponibilizava um «guia de exploração pedagógica». Mais recentemente, o autor criou um jogo de tabuleiro em que os animais da história vão, cooperativamente, recolher os elementos necessários para manufaturar um novo coração para o urso.
Os materiais estão disponíveis AQUI e basta descarregar os ficheiros com o tabuleiro, as regras e outros elementos, imprimir, montar e jogar.
Boas jogadas!
Arquivo da Categoria: Recursos
Vamos à caça de monstros – Jogo de tabuleiro
Se no livro «Vamos à caça de monstros» os protagonistas não conseguem encontrar nenhum, já no jogo de tabuleiro criado a partir deste é posssível encontrar e caçar vários.
Para isso, basta descarregar os materiais do jogo AQUI, imprimir, montar e jogar.
Boas jogadas!
Ação sobre jogos de mesa, oralidade, leitura e escrita
Decorreu na Escola Básica e Secundária do Monte da Caparica, no passado dia 10 de outubro, uma ação de curta duração dinamizada por Carlos Alberto Silva sobre a utilização de jogos de mesa no desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita.
Com a participação de cerca de três dezenas de docentes, a ação teve uma dinâmica teórico-prática, havendo oportunidade dos formandos experimentarem e criarem alguns materiais.
A pasta de Recursos pode ser acedida AQUI.
Novo livro inclui jogo de tabuleiro
Está já disponível o livro «A canção das rãs», com texto de Carlos Alberto Silva e ilustrações de Mariana Flores, que inclui nas suas páginas um jogo de tabuleiro.
Ambientada numa lagoa habitada por rãzinhas alegres e felizes, a narrativa aborda a temática do poder despótico e como se pode lutar pela liberdade de forma pacífica.
O lançamento do livro, que incluiu a apresentação do jogo, foi realizado no dia 12 de Outubro de 2024 na Livraria Arquivo, em Leiria.
Os materiais do jogo, em formato digital, podem ser descarregados AQUI. As regras estão no livro.
Jogo narrativo «O tesouro da mina assombrada»
Foi publicado recentemente na plataforma de jogos itch.io o primeiro jogo de representação de papéis (RPG) da autoria de Carlos Alberto Silva. É um jogo narrativo, que pode ser jogado a solo ou em equipa, bastando para isso descarregar e imprimir o folheto, um baralho de cartas comum e um dado D12. Pode ser também usado como estratégia de escrita criativa, sendo necessário, claro, papel e lápis.
O endereço para descarregar o jogo (em português e inglês) é:
https://calbsilva.itch.io/o-tesouro-da-mina-assombrada
Jogo do Rato Guloso
Desenvolvido por Carlos Alberto Silva a partir do jogo «Bandido», este jogo tem um Rato Guloso cuja toca fica debaixo da tua casa. Como lhe cheira ao queijo que tens guardado, ele tenta escavar um túnel até lá. Para evitar que te roube o queijo, deves colocar as cartas de modo a bloquear as saídas. O jogo pode ser jogado a solo ou em grupo.
Os materiais do jogo, em formato digital, podem ser descarregados nas ligações abaixo:
Cartas do jogo e regras
Instruções de montagem
Criação de JFE (jogos de fuga educativos) no Google Forms
(Com a devida vénia ao colega e amigo Ulisses Mota, companheiro destas lides, que muito contribuiu para o conjunto de recursos aqui apresentados.)
Uma sala de fuga (escape room) ou jogo de fuga é um jogo em que um indivíduo ou uma equipa descobre pistas, resolve quebra-cabeças e realiza tarefas numa ou mais salas, para cumprir um objectivo específico num período de tempo limitado. O objectivo é escapar do local do jogo e a duração habitual é de 60 minutos. Continuar a ler
Como fazer uma sopa verde
Título: Como fazer uma sopa verde
Autor: Carlos Alberto Silva
Língua: Português
Destinatários: A partir do 1.º CEB
Sinopse: O livro «A sopa verde» conta-nos a história de um porquinho que não gostava de sopa de legumes. O porquinho obriga o seu papá a fazer sopas de várias cores (castanha, vermelha, laranja…) mas têm todas um sabor horrível. Assim, no final, o porquinho acaba por preferir a sopa verde. Neste Jogo de Fuga vamos aprender como se faz a dita sopa.
Aplicação usada: Formulários Google.
Ligação: CLICAR AQUI
A revolta dos lusecos
Título: A revolta dos lusecos
Autor: Carlos Alberto Silva
Língua: Português
Destinatários: A partir do 1.º CEB
Sinopse: Elaborado a partir do livro «A revolta dos lusecos», de Carlos Alberto Silva, pelo seu autor. A propósito dos 50 anos do 25 de Abril, a obra fala-nos de um povo que vive em ditadura. Uma minoria, os glutões, sujeita a maioria, os lusecos, a uma vida de pobreza, ignorância e trabalho duro. Por outro lado, a ocupação abusiva pelos glutões de outras terras para lá do mar, conduz a uma guerra em que os filhos dos lusecos são obrigados a lutar. Tudo isto faz com que estes organizem uma revolta, para devolver aos lusecos a Liberdade e a Democracia que lhes permitam construir uma sociedade mais justa.
Aplicação usada: Formulários Google.
Ligação: CLICAR AQUI
Oficina sobre «Práticas de animação da leitura e da escrita»
No âmbito do VI Encontro Leirimar, realizado nos dias 11 e 12 de julho de 2023, o educador, autor e formador Carlos Alberto Silva dinamizou uma oficina denominada «Páticas de animação da leitura e da escrita para professores, mediadores e contadores de histórias».
Tendo por objetivos «conhecer e experimentar técnicas de leitura / narração / animação e exploração pedagógica de histórias / livros infantis», a ação, com duas horas de duração, foi estruturada em três partes. Continuar a ler