A sessão de contos segundo Eileen Colwel

Hora do conto numa biblioteca infantil britânica.

Adaptar a história para ser contada oralmente
(Sobretudo as histórias demasiado longas e redigidas num estilo demasiado literário)
1 – Cortar os desenvolvimentos secundários da ação;
2 – Encurtar as partes demasiado descritivas;
3 – Por vezes, pode justificar-se um rearranjo da sequência dos acontecimentos ou até a adição de um novo acontecimento, em prol da clareza da narração;
4 – As frases repetitivas devem ser mantidas, porque convidam as crianças à participação;
5 – O final deve ser sempre breve (assim que se atinge o clímax as crianças tendem a perder o interesse).

Memorização das histórias
1 – Ler a história várias vezes, concentrando-se na sua construção, no clima, no clímax e no final;
2 – Fazer um resumo livre da história;
3 – Compará-lo com o original e verificar o que se perdeu;
4 – Estudar a história com maior pormenor;
5 – Anotar as frases repetitivas que devem ser retidas;
6 – Quando a história começa a tomar forma na cabeça do contador, este deve tentar visualizá-la como uma série de imagens coloridas;
7 – Desenvolver as personagens como se fossem pessoas reais.

Grupo etário Duração Programa da sessão Características das histórias
3 aos 5 anos

(Pré-escola)

Até 30 minutos 1 – Livro de imagens, com poucas palavras;
2 – Jogos de rimas e (des)trava-línguas;
3 – História contada (sem imagens);
4 – Rima final.
As histórias devem assentar num discurso coloquial que favoreça a relação entre o contador e a audiência, com o mínimo de descrição e o máximo de acção.
5 aos 7 anos

(1º e 2º anos do 1º CEB)

Cerca

de 30 minutos

1 – Cerimónia de abertura (p. ex.: o acender de uma vela, que a criança mais nova apagará no final)
2 – Várias histórias, intercaladas com poemas para crianças;
3 – História cómica para terminar.
Contos tradicionais e de fantasia, histórias de heróis, de aventuras, de animais e histórias cómicas.
8 aos 12 anos

(3º e 4º anos do 1º CEB; 2º CEB)

Até 45 minutos 1 – Boas-vindas aos recém-chegados;
2 – Várias histórias, que podem ser intercaladas com poemas para este nível etário.
3 – História «forte» para terminar.
Os temas mitológicos começam a ser oportunos, mas os contos de fadas continuam ainda a ser pertinentes.

(adaptado de «Storytelling», de Eileen Colwell)