Construção de um teatro de papel a partir de uma caixa de cartão canelado

A primeira coisa a providenciar é uma caixa de cartão canelado. A que foi usada neste tutorial tem 40 cm de frente, 23 cm de fundo e 33 cm de altura. Serviu para acomodar embalagens de lexívia doméstica. Este formato é adequado para cenários em tamanho A4. Os restantes materiais são: régua, lápis, x-ato, tesoura, cola de contacto, tinta de água de cor preta, trincha de pintura, cola branca para madeira e uma cartolina de fantasia. As barras de suporte para os cenários são “paus de espetada” com 40 cm de comprimento.

  

Começa-se por aparar a aba superior da frente da caixa em forma de triângulo. A seguir, deve definir-se o tamanho da boca do palco. Neste caso, ficou com 30 cm de largura por 23 de altura. Apenas três dos lados são cortados totalmente. O inferior leva um corte superficial, de modo a dobrar para dentro. No lado que toca o fundo do palco, leva uma nova dobragem , com cerca de 1 cm, para colagem.

 

A operação seguinte consiste em abrir os acessos laterais, que servirão para os manipuladores fazerem entrar e sair os personagens. Devem estar nivelados em cima e principalmente em baixo com a boca do palco.

 

As abas laterais superiores devem ser dobradas em harmónio, para reforçar essa parte do teatro e servir de apoio às barras dos cenários. Fazem-se cortes superficiais com o x-ato, de forma a facilitar essa operação.

 

Passa-se à colagem. Neste caso, usou-se cola de contacto, por ser rápida e permitir colagens sólidas. Cola-se a aba traseira superior contra o fundo do teatro: o mesmo se faz à parte do fundo do palco.

 

Colam-se agora as abas da parte de baixo da caixa. De seguida, colam-se as diversas dobras dos «harmónios» criados com as abas laterais superiores e fixam-se do lado de dentro da caixa.

 

A parte superior do proscénio, tendo a dobra da aba, deve ser reforçada. Para isso, usa-se uma tira de cartão canelado, que deve colar-se por dentro.

 

Deve recortar-se então, num pedaço de cartão forte, um “estrado” para o palco. O seu tamanho deve ser maior que o palco, permitindo a criação de umas pequenas abas, com cerca de 2 cm de largura, que sobressairão na parte da frente e nas aberturas laterais, fixando-o.

 

Eis o “estrado” do palco em posição. Ajustam-se agora o tamanho das barras de suporte dos cenários e da cortina. Como se disse em cima, neste caso, são “paus de espetadas”. Mas podem ser barrinhas de madeira de secção rectangular (ou de cartão forte).

 

Fazem-se uns pequenos sulcos para fixar as barras de suporte dos cenários, a espaços regulares. Neste caso, cada barra dista entre si 7 cm.

 

Prepara-se a tinta, diluindo-a num pouco de água, se necessário, e pintam-se as partes do palco visíveis pelos espectadores. Não é preciso pintar a parte de trás, nem a da frente, que será coberta com uma cartolina estampada.

  

Depois de seca a pintura, tiram-se as medidas da frente do palco e recorta-se a cartolina, de forma a cobri-la totalmente. Neste caso, fizeram-se umas abas laterais, que se colaram nos lados do teatro. Cola-se com cola branca para madeira, que sendo de secagem mais lenta permite ajustamentos.

BOM TRABALHO!