O teatro de papel

Os Teatros de Papel tornaram-se, a partir do século XVIII, numa das brincadeiras preferidas das crianças que o podiam fazer (estamos numa época em que brincar e jogar são privilégio quase exclusivo das classes sociais mais abastadas).
Estes teatros, impressos em papel e destinados a serem recortados e montados em cartão, ou então adquiridos já completos, depois instalados em pequenas estruturas de madeira criadas para esse efeito, para além do grande valor e interesse artístico, reproduzem na perfeição como eram os teatros propriamente ditos dando, por isso, informação precisa sobre a cenografia, os trajos de cena, a decoração teatral e o próprio ambiente da época a que se reportam.
Existiam mesmo revistas especializadas nestas publicações, que periodicamente editavam novos cenários e novas personagens, aumentando assim o reportório destes teatros de brincar. Neles se antecedia ou prolongava, em jeito de brincadeira que envolvia a imaginação de toda a família, as excitantes idas ao teatro, verdadeiro acontecimento social e onde, dos amores trocados ou proibidos à intriga social e política, tudo se passava, muito para além do próprio espectáculo.
FONTE: Museu Nacional do Teatro

RECURSOS EM LINHA
Sobre a história dos teatros de papel no mundo (em espanhol e inglês), na página da coleccionadora Lucía Contreras Flores
Página com vários recursos “Toy/Model Theatre Information Cente
Documentário do início dos anos 1920 sobre o famoso fabricante de teatros de papel inglês Benjamin Pollock, no Youtube.
Vários conjuntos de pranchas de teatros de papel de finais do séc. XIX e início do séc. XX, na página do Flickr da francesa Patricia M (Agence Eureka):
Aladino
Cinderela
Ali Baba
Barba Negra
S. Jorge e o dragão
Jack matador de gigantes
Proscénio 1
Proscénio 2
Páginas da revista dinamarquesa Illustreret Familie Journal
Imagerie d’Epinal
Pranchas com personagens, cenários e “scripts” (em inglês) de várias peças, na página toytheatres.wordpress.com:
Sleeping Beauty
The Waterman
George Barnwell
Richard Turpin
Fairy’s Thimble Theatre, por The Toy Maker
Várias pranchas de teatros de papel na página Memory of the Netherlands (em holandês)
Acesso ao anterior a partir da Biblioteca Digital Europeana
Várias edições da revista dinamarquesa Illustreret Familie Journal, com pranchas de teatros de papel, na editora Lulu Press (exige registo; gratuito)
Modelos de teatros de papel para construir pelo arquitecto catalão Joan Salvador
Teatro de papel para construir na página do Victoria and Albert Museum
Página sobre modelismo em papel, com várias ligações para teatros de papel disponíveis para download: http://papermau.blogspot.pt/