Lenda do Céu e Terra ligados

Cozinha Timorense. Óleo de Sebastião Silva.

Houve uma altura em que ir da Terra ao Céu e voltar era a coisa mais fácil de fazer. Para isso, só era preciso subir a uma planta chamada «calêic» – um dos vários tipos de planta trepadeira existentes em Timor – que ligava um ao outro.
Havia uma mulher que tinha por hábito subir pela trepadeira para ir buscar lenha. Um dia, subiu como habitualmente fazia, mas demorou tanto tempo que o marido, zangado, cortou a planta trepadeira antes de ela descer. Desde essa altura, o céu e a terra ficaram separados para sempre.
O local exacto onde se encontrava a planta calêic continua um enigma.
A população de Ramelau acredita que esta planta trepadeira estava no topo da montanha chamada Darolau e que a raiz ainda lá está. Para a população da costa sul, esta planta trepadeira é originária de um lugar chamado Ria-tu, onde está uma pedra a marcar o local. As pessoas de Matebian, no entanto, têm a certeza absoluta que a planta trepadeira era de Quelicai, onde dizem que também ainda é possível ver a raiz da mesma. De acordo com as pessoas que vivem na costa este da ilha, era em Muapitini, distrito de Lautém que se podia subir ao céu.